10/03/2022

5 dicas de como inserir uma rotina de exercícios em casa

5 dicas de como inserir uma rotina de exercícios em casa

 

Você quer iniciar uma rotina de atividades físicas, mas sempre fica para a próxima segunda-feira? Praticar exercícios com regularidade é essencial para a saúde do corpo e da mente. Quem quer emagrecer, definir os músculos, ter mais disposição, imunidade e longevidade precisa fazer desse um hábito para toda vida. 

 

Se você não gosta de academia ou quer evitar sair para treinar, a melhor alternativa é fazer isso em casa mesmo. Claro que é possível ter resultados surpreendentes treinando em casa, mas para isso é preciso constância e disciplina. 

 

Confira 5 dicas para adotar o hábito de fazer exercícios físicos em casa. 

#1 - Encontre uma atividade que você goste

De nada adianta fazer funcional se o que você gosta mesmo é yoga. O mais importante para manter uma rotina de exercícios físicos a longo prazo é se identificar, gostar da atividade que você escolheu praticar. Portanto, se ainda não sabe qual a sua preferida, teste e experimente até encontrar aquela que é a sua cara. Com certeza ficará mais fácil colocar a roupa de treino e partir para o exercício se for estimulante para você. 

#2 - Tenha um horário para praticar 

Deixar os horários todos muito soltos ao longo do dia pode ser um empecilho para tirar do papel qualquer plano. Por isso, estabelecer horários para fazer as atividades é um passo importante para realmente colocá-lo em prática. Não precisa tornar-se um tirano do relógio, mas tenha um compromisso com você nos horários marcados e cumpra. 

#3 - Pense nos benefícios pós-prática para ter mais motivação 

Se está difícil de engrenar no treino, foque nos benefícios que aquela prática pode te proporcionar imediatamente após terminar. Nosso cérebro busca recompensas imediatas, por isso, às vezes, é tão difícil ir treinar ao invés de ficar vendo TV. Mas foque sua atenção nas recompensas de bem-estar e motivação que você sentirá assim que acabar o exercício em  casa e se jogue na atividade escolhida sem titubear. 

#4 - Encontre um amigo parceiro de treino 

Ter um amigo que nos motiva pode ajudar a manter a rotina de exercícios físicos em casa. Se puder, chame um amigo para treinar com você, combine o mesmo horário ou faça uma chamada de vídeo para praticarem juntos. Um incentiva o outro e as chances de desistir são menores. 

#5 - Não se prenda à balança 

Se o seu objetivo é emagrecer, ficar sempre se pesando e neurótico com a balança pode não ajudar em nada, muito pelo contrário. A balança vai demonstrar, além do peso, retenção de líquido, ganho de massa muscular e outros fatores que nada representam seu peso ou sua evolução nos treinos. Foque sua atenção nos resultados nas roupas e no que você vê no espelho para continuar. 

 

Lembre-se que é sempre importante ter o auxílio e acompanhamento de profissionais de saúde, nutricionistas e educadores físicos para tirar o melhor resultado dos exercícios físicos e dietas, seja em casa ou na academia. 

 

Gostou das dicas? Continue navegando no blog e saiba muito mais.