05/05/2022

Saúde das articulações: como o colágeno pode ajudar

Saúde das articulações: como o colágeno pode ajudar 

 

Com certeza você já ouviu falar em colágeno e a sua importância para manter a pele, cabelos e unhas bonitos, não é mesmo? Mas seu poder de sustentação e elasticidade não se limitam apenas a esses elementos. 

Ele é fundamental também na capacidade de fortalecer as cartilagens, estruturas que atenuam o atrito entre os ossos, evitando a inflamação das articulações. A osteoartrite, como essa inflamação é chamada, acontece mais frequentemente nos quadris, nas mãos, nos ombros e nos joelhos.

Como, então, aumentar a produção de colágeno no corpo e proporcionar mais saúde para as articulações? 

 

Continue a leitura e saiba mais. 

A queda na produção de colágeno com o passar dos anos

A partir dos 30 anos, é natural que o organismo produza menos colágeno, cerca de 1% a menos a cada ano. No caso das mulheres, essa queda é ainda mais acentuada quando entram na menopausa. 

A boa notícia é que é possível estimular a produção de colágeno do organismo com alimentação e suplementação adequada. 

Inserir na rotina alguns alimentos, como carne vermelha e ovos, não vai fazer milagre na produção de colágeno pelo organismo, mas pode ajudar na sua produção, uma vez que entregam peptídeos necessários para criar as fibras de colágeno.

Além da alimentação, fazer a suplementação via oral de colágeno também pode ser uma alternativa para melhorar a saúde das articulações. A escolha do suplemento deve ser cuidadosa, de forma que consuma um bom produto com certificação.  

Qual a dose diária? 

Apesar de ser difícil mensurar a quantidade certa de alimentos que podem favorecer a formação do colágeno pelo organismo, uma coisa é certa: as fontes de origem animal são mais favoráveis.

Carnes, ovos, iogurtes, queijos, frango, peixes são as melhores apostas. Confira alguns exemplos de combinações que favorecem a formação do colágeno no organismo: 

1. Peixe e rúcula: o ferro dos vegetais verde-escuros contribui com o processo de formação de colágeno. Aposte em pescados com rúcula e agrião. 

 

2. Bife e suco: a bebida feita com laranja e acerola fornece vitamina C, que também dá uma força nesse processo. Ele pode acompanhar o bife do almoço. 

 

3. Frango e tomate: para que o consumo do frango resulte em uma fabricação de colágeno eficiente, consuma-o com tomate-cereja, que provê o auxílio das vitaminas A e C.  

 

Quem tem uma dieta restritiva desses elementos, pode suplementar com colágeno hidrolisado em cápsulas ou sachês, por exemplo. 

Quem não investe e cuida das articulações pode acabar tendo complicações de saúde em diversos níveis, inclusive nas articulações. A consulta de rotina com ortopedista e o acompanhamento de perto com exames de sangue são medidas fundamentais para manter os níveis de todos os nutrientes equilibrados no corpo. 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Continue no blog e confira muito conteúdo sobre colágeno, saúde, nutrição e bem-estar.